terça-feira, 16 de julho de 2013

AS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

Recebi uma mensagem convocando a todos os aposentados a assinarem o apoio ao Projeto de Lei,  que isenta de IR os maiores de 65 anos. Justificam que seria uma forma de compensar a perda dos aposentados, que recebem mais do que um salário-mínimo.

Eu apoio. Mas acho que deveria ser pedida, também, a revisão dos Planos de Saúde. Ora, todo velho tem despesas acima dos jovens. Por isso, os Planos estão autorizados a cobrar mais caro dos velhos... Injusto, por óbvio, face à realidade circunstancial dos valores das aposentadorias e mesmo diante da ética humana.

Acho que deveria ser um valor único, para todos num mesmo patamar. A empresa de saúde nada perderia. Assim, se se dividisse o total das mensalidades, que foram faturadas para cobertura da Classe II (de um determinado Plano) por exemplo,  pelo total de seus respectivos contribuintes, seria obtido o valor médio para cada contribuinte daquele patamar Classe II. 

Claro, o jovem autônomo passaria a pagar um pouco mais caro, mas geralmente o jovem trabalha como empregado e são as empresas que pagam, como atrativo para compensar os, na maioria das vezes, parcos salários. Por pressão delas é que os Planos são bem mais baratos para os jovens, existindo essa diferenciação por idade. Na velhice não há empregador para bancar o custo saúde!

Os jovens deveriam apoiar a ideia, pois seria uma forma de ajudar os seus velhos a pagarem menos, melhorando a vida dos aposentados, de imediato. Eu gostaria de somar essa reivindicação ao Projeto de Lei  acima referido, pois, apesar de não mudar em nada o absurdo lucro dos Planos, passaria a não mais discriminar valores pela faixa etária, o que, a meu ver, é inconstitucional, pois o art. 3º, da Constituição Federal diz que um dos objetivos da República Federativa do Brasil é promover o bem de todos, sem discriminação de origem, cor, religião. idade etc.

Agora, falando sobre as mensalidades absurdas que os Planos de Saúde cobram, acompanhadas de uma série de restrições e imposições. Tão absurdas, que diante de nosso quadro  de saúde, veio a calhar a notícia do Elio Gaspari, em 03/03/02013, que os Planos cresceram 50,6% desde 2003, e que o Sr. Edson Bueno, dono da Amil (citado como exemplo, assim entendi) entrou na lista de bilionários da revista Forbes, com um patrimônio de 2,2 bilhões de dólares e sua mulher-sócia outros 2 bilhões, e que a empresa foi vendida a uma norte-americana. Além do mais, completa ele, 56 empresas foram punidas pela ANS, por descarregar no SUS o que seria de sua atribuição e, pior, não indenizaram o  SUS. Então a mensalidade está muito cara mesmo!...É mais um grito que poderá ecoar nas próximas manifestações, pois vale para o povo inteiro.

Um comentário:

  1. Eu apontei as mensalidades como absurdas, dias atrás. Deu nos jornais de hoje, 22/07/13, que a ANS "autorizou" mais um aumento de até 9,04%. Coitados dos aposentados...

    ResponderExcluir