quarta-feira, 26 de maio de 2021

O MAGO INIMIGO DO BRASIL

Escrevi este texto em 2019, com raiva, por terem cortado verba para a ciência e educação, mas ele está e continuará a valer por muito tempo. 




O que a América de Bannon e o seu idiota útil Olavo desejam é um Brasil com mão de obra capaz de entender o uso de seus produtos, apenas! Eles não querem que nossos engenheiros elaborem e evoluam tecnicamente. Nas décadas de 60/70 fingiram que sim, para os militares, e celebraram acordo de transferência de tecnologia etc. Vivenciei a mentira, trabalhando com engenheiros de lá. A premissa sempre foi de que o investimento em pesquisa científica não era prioritário para nós (aliás nossos empresários sempre foram cegos, pois sempre objetivaram apenas o lucro imediato) pois estudo, elaboração, projeto e execução (esta eles compartilham) é o que eles já faziam e continuariam a fazer.

A dominação tem este objetivo: causar uma dependência material e intelectual, em todos os setores das ciências; termina por causar uma dependência e submissão financeira. Não pensem que ensinarão os segredos dos satélites e foguetes aos nosso engenheiros em Alcântara. Até hoje, acho que foram eles que explodiram nossos equipamentos, mantando nossos melhores engenheiros naquela base, há anos atrás. Exemplo dessa dominação são os chips (elaboração e fabricação exclusiva deles), os computadores, os programas operacionais, os aplicativos, os satélites etc, etc. Tudo desenvolvido com investimento em estudo e pesquisa. Como nunca fizemos, hoje estamos à mercê deles, que estão a uma centena de anos à nossa frente em tecnologia, principalmente em chips.
Cortar verbas para o ensino é uma medida entreguista. Eu apoiaria o governo se ele interviesse para endurecer as exigências curriculares, melhorando a formação no ensino superior. Fiz duas Faculdades, uma pública e outra privada, e posso dizer que não vi ninguém sair delas bem formado; no máximo razoavelmente informado, apenas!
Exigir mais empenho e mais eficiência, sim, mas impedir ou dificultar o aprendizado, seja lá do que for, nunca! A medida não pode ser defendida como boa para o país. Para os robôs olavistas eu grito: acorda macacada!...rs.
Curtir
Comentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário